Vou compartilhar neste post práticas rápidas e fáceis para você criar imagens para suas postagens, realizadas no blog ou nas suas redes sociais como o Instagram.

Não é novidade ouvir que usar imagens para os posts do seu blog é uma parte importante de apresentar seu trabalho para seus seguidores. As imagens podem fazer ou quebrar o sucesso de um produto ou artigo.

Bem, a maioria de nós somos pessoas muito visuais e somos atraídas ou desligadas por certas cores ou imagens com as quais visualizamos. Na verdade, somos treinados para ser assim graças a todos os meios de comunicação e propagandas com os quais somos visualmente bombardeados desde a infância.

Não apenas isso, mas 90% das informações com as quais o nosso cérebro lida são visuais, e todas essas imagens são processadas cerca de 60.000 vezes mais rápido em nossas cabeças do que apenas texto simples.

Não é de admirar que digam: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.

Devido a essa necessidade de criar imagens visualmente apetitosas, muitos encontraram grande sucesso como designers gráficos e outras carreiras criativas semelhantes. No entanto, por mais que muitos de nós gostássemos de entrar e começar a usar o Photoshop e o Illustrator para criar e projetar gráficos e imagens incríveis hoje, essa ideia está muito fora de alcance.

Esses programas levam tempo para aprender e custam, especialmente quando querem apenas criar algo aqui e ali.

No passado, criar essas imagens criativas, cativantes e dinâmicas era algo que a pessoa comuns não poderia fazer sem a ajuda de um designer ou editor de fotos experiente. No entanto, com o passar do tempo, a necessidade de maneiras fáceis de criar suas próprias imagens é uma que cresceu e continua a crescer.

Bem, se você é uma daquelas pessoas que procuram uma maneira de criar algo grandioso sem usar programas como PS ou AI, então prepare-se para pular de alegria, porque agora existem ótimas (e gratuitas) maneiras de fazer exatamente isso.

Por que você deve criar imagens exclusivas para seus posts?

Existem boas razões para criar suas próprias imagens para usar em suas postagens? Quero dizer, claro, eles podem ser uma coisa muito divertida para fazer depois de editar tediosamente o seu post, mas existem benefícios?

Absolutamente! Aqui estão alguns benefícios que você pode não ter pensado.

1) Melhor para SEO

A rainha do Google é autêntica e única, e qualquer coisa que caia abaixo desse padrão não é tão impressionante para ela. Mesmo que as fotos de estoque e vetoriais possam ser brilhantes e atraentes, muitas pessoas aderiram à ideia de usá-las e não são mais exclusivas.

Embora seja verdade que os robôs do Google que rastreiam um site não podem literalmente ver uma foto como nós, o algoritmo do Google está se tornando cada vez mais inteligente e pode detectar se uma foto é de fato – única. Não é certo o quão grande o efeito de usar fotos de estoque é para SEO, mas mesmo se o impacto foi pequeno, ainda há um impacto que você poderia evitar. Ao criar suas próprias imagens, você está aderindo às novas regras do Google de criar uma postagem inteira que seja verdadeiramente individual e contínua.

2) As pessoas gostam de olhar para algo novo

Como as fotos em estoque são amplamente usadas, as pessoas que as utilizam correm o risco de usar algo que outra pessoa em um nicho semelhante ou postar tópico já usou ou usará em breve. Isso pode fazer com que os espectadores vejam a mesma foto em dois sites diferentes que não estão relacionados entre si.Embora geralmente não seja um grande negócio, esse tipo de coisa acontece.

Outro ótimo motivo para criar suas próprias imagens é que você pode criar uma imagem que se relacione diretamente com sua postagem e seja diferente de tudo que seus espectadores já viram antes. Crie algo realmente épico e você pode aumentar a chance de obter mais compartilhamentos sociais e mais tráfego – é uma situação ganha-ganha.

3) É mais barato

Por que gastar uma tonelada de dinheiro todos os meses em fotos quando você pode criar suas próprias imagens por de graça? Muitas das opções abaixo que listarei lhe darão a chance de obter imagens gratuitas que você pode usar para criar imagens únicas em plataformas gratuitas de criação ou edição de imagens.

Isso significa que tudo o que você vai gastar é um pouco de tempo e criatividade para criar algo realmente legal.

Pronto para mergulhar? Vamos!

Fornecimento de imagens grátis para criar uma imagem única

Existem muitos sites onde você pode obter e baixar fotos gratuitamente. No entanto, os que vou listar abaixo os meus preferidos.

StockSnap.io

As fotos do StockSnap são lindas, cativantes e gratuitas. As imagens no site estão sob a licença Creative Commons CCO License, o que significa que você pode copiar, modificar e distribuir suas imagens para qualquer finalidade que você tenha em mente sem precisar de permissão ou ter que pagar. A barra de pesquisa facilita a localização de uma foto que atenda às suas necessidades.

Life Of Pix

Este é outro site onde você pode ir e obter belas imagens gratuitas e sem restrições de direitos autorais. A galeria no site organiza as fotos em determinadas categorias para facilitar a localização de um tipo de foto. Há também vídeos livres de restrições de direitos autorais.

New Old Stock

Procurando uma foto com um toque vintage? Que tal usar imagens autênticas e antigas de arquivos públicos que estão livres de quaisquer restrições de direitos autorais conhecidas? O New Old Stock tem uma tonelada verdadeiramente vintage que você poderia usar como parte da criação de sua imagem.

Mas ainda não terminei. Esses sites e as fotos neles são apenas sugestões para fornecer uma base para a criação da sua imagem. Simplesmente usá-los pode ser bom para alguns, mas eu quero mostrar-lhe como você pode tirar essas fotos e criar algo único e exclusivo delas.

Criando suas imagens exclusivas com Canva

Esta é provavelmente a minha plataforma online de criação de imagem favorita. Eu tive sorte o suficiente para tropeçar nele depois que foi lançado pela primeira vez e fiquei viciada desde então.

Você pode escolher entre uma das opções de design predefinidas, como uma postagem no Twitter, Instagram ou no Facebook, que pode ser usada e definir como sua imagem em destaque para o seu site ou definir suas próprias dimensões personalizadas e ir a partir daí.

Cada uma das opções pré-projetadas vem com um conjunto de imagens e idéias de design que você pode usar para ajudar a alavancar sua imagem, mas se você se sentir realmente criativo, poderá começar do zero e usar milhares de formas, linhas, ícones e fontes e banners para criar qualquer coisa, desde uma foto cativante até um infográfico impressionante.

Apenas como exemplo, você pode ver a imagem que criei aqui usando nada além das fontes, linhas e banners disponíveis no Canva. Como tudo que eu usei foi das opções gratuitas do editor (há elementos gratuitos e premium), estou livre para baixar e usar a imagem como quiser e tudo o que foi necessário foi um pouco do meu tempo.

Você pode usar isso para mais do que criar uma imagem de postagem no blog. Você pode criar cabeçalhos no Twitter ou no Facebook, criar um pôster, criar uma imagem exclusiva do Instagram. Existem opções para carregar suas próprias imagens e ícones para que você use seus próprios elementos em seu design.

Criar uma imagem a partir do zero pode parecer apenas mais uma tarefa demorada e desnecessária para adicionar à carga de trabalho da criação de uma postagem no blog, no entanto, ela não deve ser vista dessa maneira.

Criar imagens exclusivas pode cativar seus espectadores, é algo que o Google diz que deseja e pode impulsionar seus compartilhamentos e tráfego para esse post e website em geral. Realmente, criar sua própria imagem impressionante pode ser a melhor parte de todo o post. Além disso, basta pensar no dinheiro que você pode economizar fazendo isso em vez de pagar uma taxa mensal por fotos de estoque que todo mundo já está usando.

Todos os recursos de criação de imagem listados acima levam um pouco de tempo para aprender, mas são muito mais fáceis de usar do que algo como Photoshop e Illustrator; brincar com um por uma hora ou mais, terá você no caminho certo em nenhum momento.

Certamente haverá muitas outras opções gratuitas para criar imagens para seus posts. Você tem um recurso favorito para fazer isso? Não deixe de compartilhar os comentários abaixo.